DICAS DE CULTIVO PARA CATTLEYA LUEDDEMANNIANA



Cattleya Lueddemanniana Tipo"Maruja
Cattleya Lueddemanniana var. Coerulea
 
A Cattleya Lueddemanniana, é nativa da região norte da Venezuela, que fica próxima ao litoral.
Na Venezuela essa orquídea é comumente conhecida como 'Flor de Maio e Speciosa'.
É uma Espécie de médio porte, quando adulta atinge altura de 30 cm; as folhas são estreitas com tamanho médio. 
Depois de germinada essa espécie podem atingir a fase adulta no período de três anos.
As flores são grandes e exuberantes, podendo chegar  de 16 a 20 cm de diâmetro; com tonalidades variadas e um belo formato. São essas as características que contribuem para a C. Lueddemanniana ser as preferidas dos colecionadores que chamam de "Queridinhas".
As variedades da C. Lueddemanniana são; Alba, Semi-Alba, Semi-Alba Delicada, Coerulea, Concolor, Flammea, Rósea, Tipo e Rubra.
No Brasil, Sua época de desabrochar com maior intensidade é nos meses de agosto a outubro. Os Orquidófilos assegura que quando vegeta sob um regime de forte adubação, pode lançar flores mais de uma vez no ano.
 As flores tem um agradável perfume adocicado, as de cores Rósea Tipo e Rubra o aroma é mais intenso. 
Os cuidados; elas tem que estar em locais bem arejados, boa luminosidade, bem nutridas, umidade adequada, isso contribuem para evitar pragas e doenças como; pulgões, fungos, cochonilhas e bactérias que atacam matando a planta. O uso em demasia de fungicidas e inseticidas, não são recomendáveis; o melhor seria consultar um Engenheiro Agrônomo, antes de utilizá-los.
Nas regiões tropicais, elas se adaptam bem, mas, tem que protege-las, não coloque a orquídea no lado onde bate o vento frio. 
Replante; elas se adaptam bem em placas de madeira sem tanino. Se forem plantadas em cachepot de madeira, coloque drenagem com 20% de britas (1) no fundo. Os substratos podem ser em quantias iguais; casca de pinos, pedaços pequenos de carvão vegetal de eucalipto, fibras de coco, casca do coco de macadâmia, pedaços bem pequenos de madeira sem tanino.
Adubação; a adubação também é essencial para garantir o desenvolvimento equilibrado. Nos primeiros anos de vida da planta, antes de atingir a fase adulta, recomendo aplicação de NPK 30-20-20 para beneficiar o crescimento e enraizamento. Ela pode ser feita semanalmente ou em período mais longos, conforme a dosagem do produto. Na fase adulta, é importante fazer a adubação com NPK 20-20-20 semanalmente ou a cada dez dias. 'Seguir as instruções do fabricante é sempre mais seguro'. 
*************************
Com esse pensamento, quero homenagear todos 'Vocês Visitantes'. Sejam todos hoje e sempre bem-vindos.
 
"Na sinfonia do amor todos os corações são convidados a fazer vibrar uma nota de paz. Importa que a nota musical que seu coração fizer vibrar na sinfonia do amor seja uma nota bem afinada. Que seja sempre uma nota sonora, dedicada e cheia de vida"
Comentários; orquideasevoce@gmail.com 

Cattleya Lueddemanniana Coerulea

Cattleya Lueddemanniana Coerulea
Cattleya Lueddemanniana Semi-Alba
Cattleya Lueddemanniana Semi-Alba "Mamacita"
Cattleya Lueddemanniana Semi-Alba
Cattleya Lueddemanniana Tipo
Cattleya Lueddemanniana Tipo Rosa Suave
Cattleya Lueddemanniana Tipo Escura
Cattleya Lueddemanniana Tipo Clara
Cattleya Lueddemanniana Tipo
Cattleya Lueddemanniana var. Rubra