DICAS DE SEMEADURA DE ORQUÍDEAS

  Essas árvores são mais adequadas para plantas com muito tempo de germinadas (replante)
Hoje quero falar sobre um método simples de semeadura natural (caseiro). Muito usado por pessoas do Orquidário Terra da Luz, nas árvores do sítio deles.
É necessário o seguinte material: RAÍZES DA PLANTA MÃE, CÁPSULA DA PLANTA MÃE, UM COPO DE ÁGUA DE COCO, UM PILÃO, UMA PENEIRA). 1) Retire da planta mãe (portadora da cápsula de semente) a ponta de algumas raízes (cerca de 5 cm) portadoras do fungo micorriza. Este fungo está presente em quase toda planta que possui sementes. 2) Em um pilão limpo, macere bem as raízes de modo que fiquem bem compacta. 3) Adicione um copo de água de coco às raízes que estão no pilão. 4) Peneire todo conteúdo do pilão em um copo. 5) Abra com cuidado as cápsulas e junte as sementinhas no copo onde estão as raízes com água de coco. 6) Observe que milhares de sementes estão contidas num único copo de água e que nem sempre todas germinarão porque estarão a mercê dos ventos, chuvas, insetos, etc. Procure um tronco de árvore deitado ou inclinado (árvore viva, não derrubada) para receber as sementes. O Orquidário Terra da Luz, fez demostração em um galho de cajueiro. E as sementes do Epidendrum Ciliare. Esse método é caseiro, qualquer pessoa pode executá-lo sem nenhum problema. Bastando observar os passos. É recomendável fazê-lo após o inverno, onde os galhos estão cobertos de limo. Caso você não tenha um tronco ou galho nestas condições, uma semana antes de fazer a semeadura caseira, cubra este tronco com uma estopa, amarrando-a firmemente com um fio plástico. Molhe diariamente até que fique encorpado. Naturalmente que nem todas as sementes germinarão por razões citadas acima, mas dentro de poucos meses você verá muitas plântulas nascendo sobre o galho, significando que foi um sucesso sua semeadura.
Desejo muita sorte a todos que for executar!
Foto; orquideasevoce.blogspot.com
Fonte informativa; Orquidário Terra da Luz. 'Tem todos os direitos autorais'.
 
Desejo homenagear todos 'Vocês Visitantes' do orquideasevoce.blogspot.com com esse PENSAMENTO. Sejam todos hoje e sempre bem-vindos!
 
  "Seja sempre um raio de sol que difunde alegria. Seja sempre um hábil jardineiro que semeia flores de amor" (Frei Anselmo Fracasso)