DICAS DE LUMINOSIDADE PARA ORQUÍDEAS


Cattleya Walkeriana Rubra
Cattleya Guttata Lindl 'nativa' (vegetando em dunas em pleno Sol de 40 °C e ventos constantes de 60 km hs); planta de grande resistência. Floresce no Outono, com espatas secas.  
Slc. Golden Acclaim

Laelia Tenebrosa
Cattleya Floralia x Blc. Zuki Fontes


Phalaenopsis Orchids



Phalaenopsis


UMA PHALAENOPSIS RECEBE LUZ filtrada pelo ripado de madeira: na maioria dos casos, a chamada meia-sombra é a condição ideal para o cultivo de orquídeas.
A luminosidade é um fator importante na saúde das orquídeas, que dificilmente toleram exposição direta ao sol. Em regras gerais, orquídeas se adaptam bem na chamada meia-sombra: embaixo de árvores, sob ripados de madeira ou mesmo na varanda ou janela de um apartamento em que não incida sol direto.
Quase todas as orquídeas se desenvolvem em locais onde são protegidas da luz solar direta. Apenas algumas espécies vivem sob sol direto, mas, neste caso, elas são protegidas do vento forte ou constante. O primeiro passo para fornecer a quantidade ideal de luz a sua planta, é identificar a espécie ou o gênero. Assim você poderá escolher o local mais adequado para fixar ou apoiar a sua orquídea.
Todas as orquídeas se adaptam bem em temperaturas entre 15 e 25 graus centígrados. Entretanto, existem orquídeas nativas de altas latitudes que suportam temperaturas baixas, como as dos gêneros Cymbidium, Odontoglossum, Miltônias colombianas e as nativas de regiões muito elevadas. Geralmente as orquídeas não toleram bem o frio, como espécies nativas da Amazônia em que seu habitat natural são pântanos de temperaturas altas e muita umidade (C. áurea, C. eldorado, C. violacea, Diacrium, Galeandra, Acacallis).
A intensidade de luz que cada espécie necessita varia de planta para planta. O Dendrobium, por exemplo, gosta de luminosidade em 60% e até mesmo um sol fraco nas primeiras horas da manhã. Outras, como o Paphiopedilum, Miltônias colombianas e diversas micro orquídeas são plantas que não suportam bem temperaturas e luminosidade muito elevadas e devem ficar sempre em condições de sombra.
As orquídeas podem vegetar na sombra, meia sombra, luminosidade intensa e pleno sol (raras excepções).
De modo geral as orquídeas não devem receber luz solar direta, com excepção dos primeiros raios matinais.
Fonte; 'Orquideana' (Tem todos os direitos autorais).
Texto e Fotos; orquideasevoce.blogspot.com
Comentários; orquideasevoce@gmail.com   
 
O orquideasevoce.blogspot.com quer abraçar todos 'Vocês Visitantes', Sejam Todos hoje e sempre Bem-vindos!
Quero estar sempre em sintonia com 'Vocês'!
PENSAMENTO
  "Recolhendo rosas, muitas vezes você pode ferir suas mãos nos espinhos; fazendo o bem, muitas vezes você é ferido pela ingratidão.
Atraído pela beleza das flores, você colhe rosas sem temer os espinhos; atraído pela beleza do amor, você terá sempre coragem para realizar as obras do bem sem ter medo dos espinhos da ingratidão e da incompreensão".  (Frei Anselmo Fracasso)