DICAS DE CULTIVO DE ORQUIDEAS

Blc. Waikiki Gold x Lc. Alexis Sauer
Blc. Tatarown
Tem cruzamento com a C. Guttata x Blc. Memoria
Hellen Brown "Sweet Afton
Cattleya Walkeriana Rubra
Cattleya Walkeriana Semi-Alba
Cattleya Schilleriana  (Orquidário Nego Plantas)
Orquídeas epífitas, que não enraízam no solo, mas se fixam a troncos e outras estruturas, representam hoje mais de 90% de todas as espécies de orquídeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupícolas (de crescimento em cima de pedras). Gostam, de maneira geral, de luz e regas moderadas.
As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo e seu comércio movimenta grandes somas de dinheiro todos os anos em um mercado crescente. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados. A Phalaenopsis principalmente, por ser é uma planta conhecida por se adaptar em apartamentos.
O primeiro passo para cultivar uma Remover formatação da seleçãoorquídea com sucesso é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais (como a Cattleya e a Phalaenopsis) é, ao contrário do que se pensa, uma tarefa relativamente fácil, se respeitadas as regas semanais, os critérios de exposição de luz (na maioria dos casos, luminosidade de 50%, a chamada meia-sombra e nunca sol direto) e a adubação periódica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta.
Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de coco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
Mudas podem ser nutridas com uma colher de chá de farinha de osso a cada mês nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento.
Os híbridos são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies "naturais". Incontáveis cruzamentos de gêneros ou espécies geraram inúmeros híbridos.
Em sua maioria, orquídeas não toleram água em demasia mas geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob pena de encharcar as raízes e matar a planta.
É fundamental o arejamento das raízes, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, e não o pó deste. Dois anos é o tempo médio de vida útil do substrato, o qual deve ser substituído após esse período.
O pó de xaxim é normalmente usado apenas quinzenalmente sobre o substrato (salpicar uma colher de sopa). Há ainda outros substratos como a fibra de coco prensada (coxim), o esfagno, etc.
Para uma boa drenagem 1/3 do vaso deve ser preenchido com caco cerâmico. Por este motivo também é comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos de plástico transparentes, que facilitam o contacto da luz com o rizoma e acentuam o arejamento deste. A drenagem pode ser feita mantendo o vaso ou placa de xaxim pendurado por arames e pendendo numa inclinação de 45 graus. De maneira geral, plantas penduradas estão mais protegidas de doenças e pragas.
Fotos; 'orquideasevoce.blogspot.com'
Fonte; 'Orquideana' (Tem todos os direitos autorais)
°°°°°°°°°°°°°°
Eu particularmente gosto muito de poesias que falam das flores. E também com a foto dessa belíssima Orquídea Cattleya Schilleriana, que é a menina dos olhos das Orquídeas do meu Estado do Espírito Santo; que é o meu maior orgulho!
Quero então dedicar a todos vocês que visitam o meu  orquideasevoce.blogspot.com 
'Um grande abraço para todos'.

  "A vida é um jardim de flores, onde Deus cultiva as rosas, e o homem faz crescer os espinhos que ferem as flores. A vida é um mar sereno, onde o homem semeia as violentas ondas do ódio. A vida é um céu azul, límpido e brilhante, onde o homem faz surgir as nuvens escuras do pessimismo, as nuvens carregadas da dor e a neblina cinzenta da tristeza. A vida seria um verdadeiro paraíso se os homens vivessem como homens". (Frei Anselmo Fracasso; Livro O Segredo da Flor)

Comentários; orquideasevoce@gmail.com