DICAS COMO MANTER AS FLORES DE SEDA SAUDÁVEIS

As flores de seda, ou flores de maio (Schlumbergera truncata) de todas plantas que eu tenho, eu acho a mais fácil de cuidar; nunca tive trabalho com elas, só me dão alegria. Floresce três vezes, de maio até Agosto. É pratico cuidar delas que na falta de vasos eu planto em xaxim velhos já refugados das orquídeas, porque eu não ponho terra nenhuma para plantar, é só xaxim velho desfiado dentro de outro velho. Olha o segredo dessa planta, esta na facilidade, tudo se aproveita, nada é desperdiçado.
Tenho de todas as cores, mas todas estão lidas e saudáveis.
Essa planta deve ser replantada dois meses depois da floração, na lua nova de Setembro; estando esquentando o tempo por ser primavera. Nos meses de inverno não aconselho por elas terem florescido, estão de repouso, não tem força de brotar folhas novas e raízes. Ao replantá-las não deve molhar muito. Se tiver chovendo, retire-as coloca-as em abrigo arejado.
Nunca você replanta e põe agua em seguida, deixa só os substratos levemente úmidos. E que, se for terra apodrecem, mas, os substratos de xaxim não deixa isso acontecer; eles protegem, porque são frescos. Essa do meio (foto de Junho de 2008) eu replantei toda no mês Outubro de 2007, foi porque ela caiu no chão e eu só vi dias depois; pensei até em jogar elas no lixo, é que estavam todas murchas e danificadas. Esta é uma lição, nunca desiste, tenta salvar que valerá o esforço. Plantei essa em um vaso feito de substrato de coco. Os vasos de coco são bons, mas, devem tomar alguns cuidados, tem que abrir mais os vazantes de agua, porque eles entopem com a umidade, e, também tem uma química de moldagem (prensagem). Mas isso é perigo mais para as orquídeas, flores de seda é só não deixar encharcar muito, mesmo assim abre mais os buracos do vaso.
Você prepara o vaso para replantar, se for só galhas, então coloca todos os substratos que cabe no xaxim, e aperta um pouco, depois vai fazendo os buraquinhos e enfiando rodeando e no meio. Quando for no ano seguinte elas já estão ocupando todo o vaso. (Ver a foto) tem só seis meses. Quero agora falar dos adubos: eles tem que ser posto no tempo certo e na dosagem correta segundo as prescrições dos fabricantes. Os de raízes, devem ser colocados logo que plantar, os de folhas e crescimento logo no próximo mês, dando continuidade de quinze em quinze dias. De ultimo os das flores, antes dois meses da floração e durante a mesma. Esta espécie da uma praga que se não cuidar mata toda a planta. Uns piolhos (acho que é cochonilha) que amarela e derruba todas as folhas. Quando eu vejo, faço logo suco da folha do nim, uma planta indiana que tenho em meu quintal. Bato no liquidificador, passo em quador de pano, depois borrifo todas as folhas, com muito carinho, por cima e em baixo; faço o mesmo nas semanas seguintes. Mantenho a planta fora da chuva durante quatro semanas; se eu regar ela, coloco agua só nas raízes. Me disseram que existe defensivos de nim já prontos, mas eu uso esse meu, é de graça.
Atenção; é muito importante saber, que os xaxins velhos poderão infectar as plantas com muitas pragas. O melhor seria esterilizá-los antes de usá-los.
Borrifar com diazenon; 1 colher de sobremesa para cada litro de água.
Usar máscara para proteger porque é tóxico.
Comentários; orquideasevoce@gmail.com
O orquideasevoce.blogspot.com quer abraçar todos Vocês Visitantes!
Pensamento
  "Jesus Cristo é o caminho certo que você deve seguir sem medo de errar; é Ele o guia seguro que você pode seguir sem receio de se enganar. Jesus é o modelo mais perfeito que você deve imitar na vida de amor e o mestre infalível que lhe ensinará a verdadeira arte de amar" (Frei Anselmo Fracasso)