GENEROS DE ORQUÍDEAS

 "Híbrido Natural" Cattleya Schunkiana
 
Cattleya Guttata Amarela 'Áurea'
 Laelia Anceps Tipo
Cattleya Guttata Lilacina
 
Cattléya Penny Kuroda 'Spots' AM/AOS;
(Orquidário Nego Plantas Marechal Floriano ES)
Existem determinadas características comuns que fazem com que uma planta seja incluída na família das orquidáceas. Por exemplo, sua flor tem os órgãos de reprodução feminino e masculino fundidos em um só corpo chamado coluna ou gynostemium.
Uma outra característica é a forma irregular de seus segmentos florais. A flor da orquídea tem 3 sépalas e três pétalas. A pétala do meio é modificada e recebe o nome de labelo. Ele é, em geral, a parte mais interessante da flor e a mais intensamente colorida. Sua forma e perfume podem variar muito. Ele pode ter a forma de uma abelha fêmea (como no caso do género Ophyrs), de uma vespa fêmea como no caso do género Drakea ou Cryptostylis, um balde como no caso do género Coryanthes, pode ter um perfume adocicado ou desagradável, forte ou suave. Tudo isto com o único objectivo de atrair o polinizador e garantir a reprodução da espécie.
Ao contrário do que diz a crença popular, as orquídeas não são parasitas, elas não se alimentam do hospedeiro, apenas o usam para melhor se fixarem. Em geral, elas são epífitas (raízes aéreas) vivendo em árvores ou sobre as pedras (nas regiões tropicais) e terrestres (nas zonas temperadas) muito embora em zonas tropicais como as nossas existam muitas orquídeas terrestres.
Também ao contrário do que muitos pensam, a maior parte das orquídeas não gosta de ser mantida dentro de um substrato sempre molhado apesar de gostarem, de uma maneira geral, de humidade ambiental elevada.
Plantas extremamente diversificadas, as orquídeas são encontradas no mundo todo, com excepção das regiões completamente desérticas. Por esta razão sempre é possível encontrar uma espécie que seja adequada às condições que possuímos.
Embora possam ser encontradas do nível do mar até 4.000 de altitude, elas são mais numerosas na faixa que se situa entre 500 e 2.000m acima do nível do mar.
Algumas orquídeas estão entre as menores plantas floríferas do mundo como Eurystyles ou muitas espécies pertencentes à Pleurothallidinae (América tropical). Algumas são tão grandes que atingem até 4m de altura como Selenipedium (América tropical) ou Grammatophyllum papuanum (originário de Papua-Nova Guiné) que pode pesar toneladas.
O número de géneros está estimado em 600, o número de espécies entre 25.000 e 30.000 e número de híbridos registrados já ultrapassou a marca dos 100.000.
Bulbophyllum é o género mais rico em número de espécies e supõe-se que possua aproximadamente 2.000. Em seguida vem o Pleurothallis (mais de 1.500 espécies são atribuídas a este género, com muitas outras a serem ainda classificadas e descritas), depois há o Dendrobium com 1.400 e finalmente o Epidendrum com mais de 800 espécies. Actualmente, muitas espécies de Bulbophyllum migraram para o gênero Cirrhopetalum.
A distribuição geográfica não é regular no mundo todo. Alguns poucos géneros estão presentes em quase todos os continentes mas, de uma maneira geral, a área de distribuição é mais restrita.
  • Bulbophyllum: é encontrado nas América do Norte, Central e do Sul, na África, Ásia e Oceania.
  • Cattleya, Epidendrum, Laelia, Masdevallia, Maxilaria, Odontoglossum, Oncidium, Pleurothallis, só são encontrados nas Américas do Norte (a partir do México), Central e do Sul Coelogyne: Ásia.
  • Cymbidium: África, Ásia , Oceania.
  • Cypripedium: América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
  • Dendrobium: Ásia tropical e subtropical, Austrália e Oceania.
  • Habenaria: Américas do Norte, Central e do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.
  • Paphiopedilum: Ásia e Oceania.
  • Phalaenopsis, Vanda, Renanthera: Ásia
  • Vanilla: Américas do Norte, Central e do Sul, África equatorial e sudeste da Ásia.
  • Só na América tropical há mais de 8.000 espécies e na Ásia tropical mais de 7.000.
  • O Brasil possui, aproximadamente, 2.500 espécies e 1/3 delas vegetam também no estado do Rio de Janeiro.
  • A Colômbia possui mais de 3.000 espécies.
  • Venezuela mais de 1.500.
  • O México com mais de 660.
Hoje em dia, a maior parte das espécies está espalhada pelo mundo todo devido à grande capacidade de adaptação destas plantas. Elas se adaptam tão bem às diversas regiões do planeta que vegetam como se fossem nativas. Atualmente, Angreacum, Cymbidium, Dendrobium, Paphiopedilum, Phaius, Phalaenopsis, Renanthera, Vandaceous, Cattleya e Oncidium podem ser cultivados em qualquer continente, dependendo somente das condições climáticas ou das condições do local de cultivo, seja ao ar livre, seja no interior das residências ou ainda nas estufas construídas para este fim.
Fotos; 'orquideasevoce.blogspot.com'
Fonte; 'Orquideana' (Tem todos os direitos autorais);
Comentários; orquideasevoce@gmail.com 
Quero homenagear todos 'Vocês Visitantes' do orquideasevoce.blogspot.com com esse PENSAMENTO. Sejam todos hoje e sempre Bem-vindos!
 
  "Não é beber de todas as fontes que encontra o que salva o viajante, mas sim o resistir à sede para beber apenas das fontes que oferecem água pura e cristalina. Não é satisfazer a todos os caprichos e atender a todos os desejos do egoísmo que torna o homem feliz, mas sim resistir aos convites do mal para realizar apenas as obras do amor".  (Frei Anselmo Fracasso)