DICAS COMO PLANTAR ORQUÍDEAS EM VASO DE COCO SECO.

 Tem muito tempo que plantei essas orquídeas nesses vasos alternativos de coco seco que ganhei. Eu tinha elas para replantar, estavam em cima de um banquinho. Para mim foi a maior surpresa quando começou a chover muito encharcou o quintal e os caracóis, que tem muito aqui, já tinha comido muitas raízes. Foi nesse medo de perder-las, que fiz dos cocos os vasos para pendurar longe do alcance dos caracóis.
Modo de fazer: Serra os cocos ao lado contrario isto é, do fundo, porque onde sai o broto fica o fundo do vaso. Você só serra a casca e a fibra, a casca grossa dele precisa ficar para retirar inteiro com um formão,(ferramenta que corta rodeando sem estragar nem a casca do coco e nem a fibra) ali tira o coco inteirinho; e fica um vaso só com a fibra. Depois abre bem um buraco no fundo, no lugar que sai o broto do coco para escoar a agua da chuva.
Modo de plantar: Primeiro tem que esterilizar o vaso mergulhando em água medida com cloro, (uma colher de sopa cada litro de agua). Se vocês não sabem, o substrato do coco, se plantar sem esterilizar da fungos e mata a planta; deixe por umas horas, retire e lave muito bem para tirar todos os resíduos do cloro; coloque depois para secar bem ao sol de boca para baixo. Depois de três dias quentes de sol, é hora de colocar as alças de arame ou fios, o que achar melhor, não esquecer de colocar outro fio passando por baixo do fundo e entrelaçando as alças de sustentação do vaso, porque, a fibra com o peso da planta poderá rasgar.
Chegou a hora exata de estrear o vaso de coco, como? Encher até ao meio de carvão vegetal de eucalipto, quebrado bem pequeno(tamanho de um dado), pega a mudinha, com todo o substrato do vasinho, coloca-a sobre o carvão e ajeita a ponto que as raízes logo nos anos seguintes já estão sendo expostas do lado de fora do coco, como esta na foto. Vocês vejam que essas minhas da foto estão rodeando o vaso de raízes. Essa do meio por exemplo, floresceu duas vezes em 2007; sendo que essa espécie só floresce no verão. O melhor, que esses vasos ficam tão levinhos, na falta de espaço pode até ser pendurados na tela do seu orquidário.
 
Um PENSAMENTO para todos Vocês Visitantes do orquideasevoce.blogspot.com
 
 "O caminho de nossa vida pode ser de luta ou de paz, de derrotas ou de conquistas, de luz ou de trevas.. mas, por mais difícil e espinhoso que seja o caminho de nossa vida, o amor saberá sempre enfeitá-lo com as flores da alegria"