PARQUE BOTÂNICO DO PORTO TUBARÃO

O complexo Industrial do Porto de Tubarão, localizado na Ponta de Tubarão, no município de Vitória ES, fica apenas 12 km do centro da cidade. Com uma área de 1.400 ha, dos quais 624 ha foram reflorestados pela CVRD (VALE), formando o Cinturão Verde de Tubarão. Uma área de 33 hectares foi seleccionada para acomodar as instalações do Parque Botânico do Vale do Rio Doce. Sua localização foi estrategicamente escolhida para permitir o acesso do público sem interferir com as rotinas operacionais.

Além de fazer parte do grande cinturão verde, o Parque Botânico da VALE é usado também para preservação cultural e biológica. Também serve como facilitador para pesquisas ambientais e biológicas. Além disso, o parque contém rotas de exploração com sinais de identificação de trilhas e principais espécies de plantas, uma estufa de orquídeas, uma estufa de bromélias, um centro social com auditório e salas para treinamento, uma lanchonete, salas de exposição com exibição permanente sobre a Floresta Atlântica, o ciclo de vida dos produtos que usam minério de ferro e as actividades operacionais da VALE, com ênfase naqueles executados em Tubarão.
Aqui tudo é muito organizado e limpo. Gostei de visitar, fiquei encantada de ver a transformação.
Na década de 80 até o final do ano 92 esse verde não existia, o ambiente era péssimo, para trabalhar e respirar. O que agora é verde, naquela época era marrom-escuro (pó de minério).
Naquele cenário antigo era escórias de minérios por todas as partes da área industrial e canais de escoamento, também acumulo de coisas que só ocupavam lugar.
Hoje até as garrafas pet são usadas numa grande criatividade na decoração do Natal (aqui viram Quirubins).Os visitantes que chegam, adoram porque é muito aconchegante. São muito bem recebidos. Tem equipe de funcionários só para guias turistas.
Muito próximo do porto tem conjuntos habitacionais. Foram construídos ainda no inicio da década de 80 para operários da antiga CVRD.
Quem conheceu aqui naquela época, e ver hoje vai dizer que é outro lugar; não mais reconhece. Antes eram prédios pintados de minérios de ferro. Hoje outro cenário bem mais limpo e bonito!

O que mais me encantou foi os lagos de água doce cristalinas dentro do parque, com muitos animais e pássaros aquáticos. Antes aqui era só intúlio de minério.
Essa Consciência ecológica da Empresa VALE, deve ser mostrada para o Mundo todo ver e tomar como Exemplo. Porque área Industrial com florestas tropicais aqui formam uma dupla que o progresso anda mais veloz; junto com todos os habitantes. Ambiente saudável para operários é sempre mais produtividade para Empresa.
Não sei como funciona hoje, o regulamento para turistas (visitantes), mais vale a pena visitar este lindo Parque. Esses lagos artificiais; as minhas colegas viram até um jacaré bem grande.
 "Quando todas as Empresas tomar como exemplo da VALE; não poluindo mais, reflorestar suas áreas de terras. Também investir recursos para reflorestar outras áreas de Mata Atlântica; como a VALE fez e ainda faz com o morro do Convento da Penha em Vila Velha. São grandes avanços para salvar o Planeta Terra".
Todos os lugares que você visitar é só árvores plantadas recentes ou com mais tempo; mais todas das espécies da Mata Atlântica. Ainda eles dão mudas de árvores para os visitantes levar para plantar em jardins e sítios.
Aqui neste Parque o turista se sente em casa, é só fazer reserva e hospedar-se em luxuosos kitnet; próprios para pessoas que queiram descansar, curtir um grande 'Parque' que tem de tudo que a garotada apreciam.
A Aposvale (Associação dos Aposentados da Vale), São os grupos que mais visitam este Parque. Aqui eles se divertem com lanches, musicas ao vivo para dançar forró, ônibus de passeios, tudo de graça. Só pagam para os ônibus de aluguel, que levam até lá.
Quando eu voltar lá novamente vou hospedar-me neste Kitnet, ele tem em seu jardim muitas orquídeas Bambu, que estão sempre floridas.
Aqui a VALE pensou em tudo para agradar pessoas de todas as idades, classe social etc.
Antes era só esse cenário que os seus empregados viam, porque naquela época aqui não recebiam visitantes como hoje. Era só um emaranhado de ferro, onde os operários operavam.
O Porto do Tubarão teve inicio sua construção no ano de 1962. E a inauguração foi no ano de 1966. Foi construído em tempo recorde. Aqui tem muitas galerias Subterrâneas, que foram gastos milhares de sacos de cimento areia e britas, (concreto).
A sua tecnologia pioneira, geraram um grande entusiasmo dentre os investidores Japoneses, e muito contribuiu para elevar o conceito internacional do Brasil.
Nesse complexo tem sete usinas de pelotização; (o minério de ferro é derretido, e transformado em pelotas; onde depois no Japão e também em diversos Países nas Siderurgicas transformam em aço de excelente qualidade).
Naquela década de 60 já eram grandes as exportações de minérios para muitos países do mundo.
Esse porto nunca parou um minuto. Essas maquinas todas importadas sempre trabalharam 24 horas para dar conta da enorme fila de navios super-cargueiros; todos aguardando suas vezes para ancorar. São empilhadeiras, recuperadeiras, escravas etc.
Agora imaginam vocês que estão visitando o meu Blog. Reparem bem este cenário; durante quase três décadas, era só isso que se via aqui e nas imediações do Porto.
São milhares de operários que trabalham no Porto do Tubarão. São centenas de funções.
Aqui é o Cardampe (viradouro de vagões), São virados 4 vagões de minério de uma vez.
As Locomotivas vão transportando o minério de todos os tipos, e eles são entornados neste local, cada qual tem o lugar para ser depositado; para depois ser transportado ou virar pelotas. As fotos ficaram ruins porque os visitantes não podem sair do ónibus, nem abrir os vidros, é proibido. Só para quem está trabalhando.
Antes na Ponta de Tubarão só tinha um Porto, só esse aqui, o primeiro a ser construído. Depois com a construção e operação da (CST) Centro Siderurgico de Tubarão. Precisou de um porto só para exportar sua produção. Então foi construído mais na Região Leste o Porto Praia Mole. Esse outro tem parceria com a Vale.São milhares de tubulações subterrâneos, que se perde em todos os lugares que você visita.
Eu acho que esse complexo portuário é o mais bem planejado. Pela época que foi construído, a engenharia é das mais modernas hoje. Lembramos que já se passaram 48 anos do inicio de sua construção! Devemos aplaudir projetos iguais a esse, que só trouxe benefícios para o progresso de muitas nações do Mundo.
 Desse Porto já foram embarcadas milhões de toneladas de minério de ferro. Ele sempre foi o maior do Mundo em exportação de minério de ferro. Depois a VALE explorou as jazidas de Carajás no Para (PA), e, no final da década de 70 deu inicio a construção do Porto da Ponta da Madeira em são Luís no Maranhão (MA).
Com a operação do Porto de São Luís no Maranhão, as exportações da VALE dobraram.   Ela é a maior mineradora do Mundo. E também que exporta todos os minérios que extraem.
Parabéns VALE, tudo isso é em sua homenagem!!! São para seus Dirigentes, e seus milhares de Funcionários.
Desse humilde, orquideasevoce.blogspot.com
Deixe seu comentário; orquideasevoce@gmail.com