CATTLEYA GRANULOSA LINDL

Cattleya Granulosa Lindl
Genuínamente nordestina, a Cattléya Granulosa habita os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba. Não há ocorrência no estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia, muito menos na Guatemala, como já constou em algumas literaturas. Na verdade há uma confusão em torno de uma muito parecida que ocorre nos Estados do Espírito Santo e Bahia, a Cattléya Schofieldiana.
Orquídea bifoliada e robusta, que chega a atingir 90 cm de altura e a produz muitas flores numa haste floral, Segundo Dr. Roberto Guerra, orquidófilo de Natal, "não existe uma planta geneticamente igual a outra. Existe um grande universo de plantas, que varia sua coloração basicamente em torno de três pigmentos: o verde, o amarelo e o vermelho, que se mesclam em um cadinho mágico criado muitas vezes cores fantásticas. De acordo com o predomínio do pigmento, existem as marrons clara e escura e até vermelhas ou marrons-avermelhadas, além de outras tonalidades de marrom que lembram a cor cúprea e o salmão. Há as amarelas que estão mescladas mais com a cor verde, que contrastam muitas vezes com a cor vermelha ou rosa do labelo, desta maneira corresponderiam as semi albas das Labiatas", concluí o orquidófilo potiguar.
Outro fator que podemos levar em conta é a presença ou não de pigmentação. Ao cultivar a Cattleya Granulosa dê preferência a vaso de cerâmica ou cachepô de madeira com fibra de coco e uma boa drenagem no fundo do vaso. Adubação, principalmente na fase de desenvolvimento e regas diárias, na parte da manhã.
Habita a faixa litorânea do Nordeste e prenominante nas restingas.
No Rio Grande do Norte ocupa uma faixa de 2 a 20 km que vai desde o município de Canguaretama (ao sul) até o município de Touros (ao norte). Vegeta desde ao nível do mar ao topo de algumas dunas. Em Pernambuco e Alagoas ocorrem em regiões distintas, tanto ao nível do mar, como em altitudes de 1000m, dividindo espaço com a Cattleya Labiata, ocorrendo híbrido natural Cattleya Le Czar. João Felismino de Jesus Filho, orquidófilo de Natal, descobriu um novo híbrido natural da Brassávola Tuberculata com a Cattleya Granulosa em Rio do Fogo, distrito de Punaú, área litorânea daquele Estado. Trata-se da x Brassocattleya Felisminiana Campacci.
E por falar em híbridos o homem não perdeu tempo, criou alguns belíssimos, aproveitando a robustez da Cattleya Granulosa. Citamos alguns: Cattleya Kerchoveana Peeters = Cattleya Granulosa Lindl. x Cattleya Schilleriana. Cattleya Greyae Reg. Wigan = Cattleya Granulosa Lindl. x Cattleya Velutina Rchb. f.
Cattlkeya Marie Gratix Reg. Gratix = Cattleya Harrisoniana Batem. ex Lindl. x Cattleya Granulosa.
Cattleya Lucieniana = Cattleya Forbesii x Cattleya Granulosa.

Texto e foto: orquideasevoce.blogspot.com
Copia do Texto: Orquidário Terra da Luz
Fonte: O Mundo das Orquídeas n°06, Ano 2, pág. 5
Comentários;  orquideasevoce@gmail.com

Quero homenagear todos 'Vocês Visitantes' do orquideasevoce.blogspot.com
Sejam 'TODOS' hoje e sempre Bem-vindos!
PENSAMENTO
  "O amor de Deus refletido no amor humano será sempre a única esperança da humanidade. O amor será sempre a eterna aurora a iluminar a marcha do homem por sobre a terra".
  (Frei Anselmo Fracasso)