DICAS DE CULTIVO PARA PHALAENOPSIS


Phalaenopsis Amabilis Listrada Rubra
A Orquídea Phalaenopsis tem origem nos Países como; Sri Lanka, Nova Guiné, China, Borneo, Burma, Ilhas Molucas, Austrália, Malásia e Filipinas; essa planta adapta-se bem a qualquer região do Brasil.
As espécies naturais mais conhecidas são; P. Amabilis, P. Schilleriana, P. Stuartiana, P. Cornucervi, P. Mannii, P. Equestris, P. Lindenii, P. Gigantea, P. Fasciata, P. Fimbriata, P. Lueddmanniana, P. Pulchra, P. Pallens, P. Sumatrana, P. Violacea, P. Hieroglyphica, P. Lowii e P. Mariae.
A Phalaenopsis, com o formato "Phalaena" (mariposa) e "Opsis" (aparência de), numa referência à delicada forma de borboleta que predomina em algumas espécies brancas da planta. Por isso também é conhecida como orquídea borboleta.
A flor pode permanecer por até três meses, aparecendo durante todo ano.
A planta possui folhagens suculentas e desenvolve-se sempre para cima. "É importante evitar acumulo de água no meio das novas folhas para não haver problemas fúngicos ou apodrecimento".
Por ter folhas carnosas, são vulneráveis ao ataque de pragas como; gafanhotos caramujos e lesmas. "O controle nesse caso, é a cata manual, geralmente à noite".
Para quem mora em apartamento, deve cultivar em varandas, janelas, basculas; tendo sempre ótima luminosidade, não expondo ao sol direto, protegê-las do vento frio, o melhor seria em ambiente que pegasse o sol da manhã, mas, não direto na planta, deve ter sombreamento de 30%.
Quanto mais elevada a umidade do ambiente, melhor será seu desenvolvimento, no entanto, isso não significa que a planta deve permanecer constantemente molhada; deve molhar borrifando só nos substratos; (não em cima das folhas) duas vezes na semana em dias secos e quentes, em dias frios e chuvosos deve evitar molhar.

Limpar as folhas; quando estão empoeiradas, limpar cuidadosamente sentido tronco às pontas com flanela branca, limpa e bem macia levemente úmida.

Substratos; utilizar quantias iguais, casca de pinos, fibra de coco, carvão vegetal e casca de coco de macadâmia.

Se for mudar para um vaso maior; retira com cuidado a planta, mantém todas as raízes e substratos antigos. O melhor seria cortar com cuidado o vaso menor com uma tesoura esterilizada e no vaso maior colocar no fundo para drenagem 15% de brita (0), completando nas bordas do vaso maior os substratos indicados.

Adubo; o melhor é usar NPK 20-20-20 para as folhas, aplicado borrifando uma vez na semana, o adubo orgânico para o vaso, utilizado a cada dois meses.
 Comentários; orquideasevoce@gmail.com 

Um 'Pensamento' para homenagear todos 'Vocês Visitantes' do  orquideasevoce.blogspot.com  

  "As flores que atraem nossos olhares e dão encanto à primavera não crescem em ambiente escuro mas desabrocham à luz do sol. A felicidade não nasce nas trevas do egoismo, mas surge, cresce e se desenvolve à luz do amor que aquece e ilumina a vida toda".  (Frei Anselmo Fracasso)

Phalaenopsis Dragon's Charm
Phalaenopsis Amabilis Spike
Phalaenopsis Orchid Leopardo
Phalaenopsis Orchid
Phalaenopsis Orchid Leopardo

Phalaenopsis Orchid 'Micro Orquídea'
Phalaenopsis Orchid Listrada
Phalaenopsis Orchid Leopardo
Phalaenopsis Amabilis Spike
Phalaenopsis Amabilis (Leopardo e Listrado)