CATTLEYA AMETHYSTOGLOSSA

Cattleya Amethystoglossa Coerulea

Cattleya Amethystoglossa Lindley
 
"Uma história real e triste dessa Orquídea"

Essa Espécie, está em extinção. Começou logo após o descobrimento do Brasil.
Aquelas Terras no Sul da Bahia, tomadas pela Mata Atlântica, havia milhares de árvores, 'Pau Brasil', que deu o Nosso País o nome de Brasil. Era cor de Brasa, valiosa, muito cobiçada. Em poucos anos foram derrubadas e levadas para a Europa e muitos outros Países.
No Nordeste Brasileiro, durante séculos, à Mata Alântica deu lugar para a cana de açúcar.
No Sul da Bahia, Norte do Espírito Santo, Leste de Minas Gerais e Pernambuco, onde essa Orquídea era distribuída, hoje não existe mais florestas da Mata Atlântica
Se existir alguns exemplares dessa valiosa Orquídea com colecionadores, pode acreditar que pagaram preço de ouro. Lamentável!!! 
Para manter seus exemplares nativos, para produção de híbridos em laboratórios, muitos orquidófilos não levam à exposição com medo de ser roubadas.
As mudas são muito valiosas, mesmo sendo híbridas, pobre não pode comprar.
A Cattleya Amethystoglossa em seu habitat natural, em época de seca prolongada, às árvores perdem todas as folhas; à planta fica exposta ao sol pleno; assim ficam com as folhas grossas e coráceas. Os seus Pseudobulbos chegam até 1 metro de comprimento e grossos como cabo de vassoura.
Foi aí que seu descobridor no Sul da Bahia, em 1856, 'Reichenbach F', classificou como Cattleya Guttata var Prinzi. Em 1882 ela obteve o status de espécie individual e classificada com seu atual nome.
No Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, o relevo da região é de planaltos e planícies, regiões úmidas com muitos lagos. Então os fazendeiros cultivavam em grande escala o cacau. Eram obrigados à deixar árvores da Mata Atlântica, para sombreamento do cacaueiro; à produção era maior nas áreas com sombra.
Na Década de 1980, muitos produtores de cacau foram obrigados à exterminar todos seus cacaueiros por causa da doença 'Vassoura-de-bruxa', um fungo basidiomiceto,  (Moniliophtora Perniciosa). Às árvores que sombreava e os cacaueiros, tudo foi para alimentar as indústrias carvoeiras.
Para não ficar com suas terras ansiosas, muitos passaram cultivar o mamão. Poucos anos se passaram e muitos produtores do mamão, perderam toda produção com a doença 'Mosaico'. Os produtores do cacau e do mamão, partiram para um cultivo mais lucrativo o 'Eucalipto'.
Hoje quem viaja pela BR 101 rumo ao Nordeste, aos dois lados à perder de vista é só eucalipto; matéria prima das industrias carvoeiras e celulose; a madeira também é utilizada na fabricação de móveis e nas construções  imobiliárias.
Que eu sei só existem quatro reservas naturais da Mata Atlântica. No Espírito Santo a Reserva Natural de Sooretama da Companhia 'VALE' com 21.787 hectares de Mata Atlântica, e no Sul da Bahia as reservas; Descobrimento, Monte Pascoal e Pau Brasil.
No Leste de Minas Gerais, os municípios que conheço é só capim para o gado leiteiro à perder de vista. 
Cultivo de híbridos em orquidário; não tendo árvores e nem troncos para amarrá-las, pode ser plantadas em cachepot de madeira. Os substratos misturados, quantias iguais; carvão vegetal, fibra de coco, casca de pinos e pedaços de madeira sem tanino. Com drenagem 20% de britas (1) no fundo do cachepot e por cima de todos os substratos colocar britas (0) 5%.
O orquideasevoce.blogspot.com quer homenagear todos 'Vocês Visitantes' com essa postagem da Cattleya Amethystoglossa!
 
PENSAMENTO
  "O Otimismo sadio e real é sempre fonte do bom humor. Sendo otimista, você procura o lado bom de tudo: das pessoas, das coisas e dos acontecimentos. Olhando sob o prisma do otimismo, tudo adquire um aspecto novo, mais real atraente e mais agradável".   (Frei Anselmo Fracasso)  
 
Comentários; orquideasevoce@gmail.com 

Cattleya Amethystoglossa Lindley

Cattleya Amethystoglossa Lindley
Cattleya Amethystoglossa Lindley
Cattleya Amethystoglossa Tipo

Cattleya Amethystoglossa Tipo Escura

Cattleya Amethystoglossa Tipo Lisa 
Cattleya Amethystoglossa Tipo
Cattleya Amethystoglossa Lindley

Cattleya Amethystoglossa var. Tipo