DICAS DE CULTIVO DE HÍBRIDOS INTERGENÉRICOS

'Potinara Burana Beauty Burana HCC/AOS'
    Potinara é a denominação de um híbrido intergenérico entre Brassavola, Cattleya, Laelia e Sophronitis. A Potinara Burana Beauty Burana HCC/AOS é um híbrido obtido do cruzamento entre a Potinara Netrasiri Starbright x Cattleya Netrasiri Beauty, registrado em 1996 por Buranaraktham. A potinara Netrasiri Starbright e a Cattleya Netrasiri Beauty são híbridos resultantes de diversos cruzamentos iniciados em 1895 e possuem como ascendentes as seguintes espécies: Cattleya Forbesii, Laelia Flava, Cattleya Dowiana, Cattleya Rex, Brassavola Glauca, Cattleya Aurantiaca, Brassavola Digbyana, Cattleya Schroderae, Laelia Cinnabarina, Laelia Harpophylla, Cattleya Trianae, Cattleya Bicolor, Cattleya Intermédia, Cattleya Aclandiae, Cattleya Granulosa, Sophronitis Coccínea e Cattleya Loddigesii.
Fonte; Mário A G Leal, (Potinara é descendentes de quais??) 'Tem todos os direitos autorais'.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
As Orquídeas Potinaras; como 'Vocês' leram no meristema, são muitas as espécies que tem os seus genes nesses Híbridos. Assim, faz com que Elas se tornam mais sensíveis à doenças. As mais fatais são: fungos, bactérias e cochonilhas.
Fungos; deve evitar que ficam encharcadas com as chuvas contínuas. Deve ficar em ambiente arejado com muita luminosidade; em cachepot de madeira, com 30% no fundo de carvão vegetal de eucalipto, com pedaços de xaxim. Sombrite de 70% com altura de 4,1/2m, a planta com o fundo do cachepot suspenso 80 centímetros do chão. Regar só no por do sol, com água sem cloro bem natural sem poluição (nascente ou poço artesiano). Molhar mais o chão do orquidário, do que a planta, porque a evaporação vindo do chão é que hidrata, livrando-a dos fungos.
Bactérias; as mais comuns são aquelas que vem da terra contaminada com dejetos de animais. São trazidas para os vasos das plantas pelos pássaros. Devem ser combatidas imediatamente antes que afetam outras plantas; também ser retiradas, isoladas das demais, antes de afetar todo o orquidário. É a doença mais mortal para as plantas híbridas. Além de espalhar rápido, mata 1° as raízes, desidratando e secando toda a planta. Infelizmente eu não sei que produto usar, porque as minhas morreram todas. Na INTERNET, na época que elas estavam doentes, não encontrei fonte de informação para combater essas terríveis destruidoras fatais, (bactérias).
Cochonilhas; são micro-lagartas, essa não mata a planta imediato, mas atrasa, impede à floração, porque comem as raízes. Existem muitos produtos que combate essa praga, mas, eu só uso o 'diazinon'; 2 colheres de café para 1 litro de água; borrifar em toda a planta, deixando penetrar mais nas raízes; uma vez na semana, até exterminar.
Piolhos das folhas e Pseudobulbos; esse, a maioria são levados por formigas. O defensivo melhor é o diazinon. Usando como indiquei para as cochonilhas.
Replante; as Potinaras, são plantas que não devem ser replantadas, cortando-a em clones como faz com as outras plantas. De 2 em 2 anos, trocar de cachepot sem mexer na planta. Coloca o cachepot pequeno dentro do grande, escora com pedaços de xaxim. Se num longo período for bem adubada, logo tornará uma touceira com várias frentes. Recomendo o Polifertil (30-10-10). Tem o de crescimento e de floração; seguir corretamente as instruções do fabricante.

Eu, no lugar do espelho, diria que todos 'Híbridos Intergenéricos' são 'lindos' e iguais na sensibilidade!
Comentários;  orquideasevoce@gmail.com 
PENSAMENTO
  "Fazendo um gesto de amor, você está oferecendo uma flor; fazendo a obra do mal é como você estivesse lançando uma bomba".  (Frei Anselmo Fracasso)