DICAS COMO RECUPERAR ORQUÍDEAS DOENTES

Blc. Huskt Boy 'Michael Sweet

Hoje estou publicando postagem dessa Orquídea 'Híbrida', que comprei tem muitos anos. Ela é a planta que está sempre dando o ar da graça! Aqui no meu Orquidário, ela floresce duas vezes ao ano.  Essas flores são da Primavera de 2009. E agora no Outono de 2010, está novamente com mais dois bulbos, que vão soltar mais flores!
O perfume dela é bem suave, típico das Laelias. Só dá para sentir, depois de três dias do desabrochar.
O que chama mais atenção nela é: não tem preguiça de florescer. Quando solta um novo broto, eu penso que será prolongada a saída da espata; já está emitindo logo em seguida os botões. Ela é apressadinha! Deve ser esse o motivo dela florescer até três vezes em um ano. Em 2008 ela floresceu três vezes. Na Primavera abriu três bulbos de uma vez. Naquela época eu não tinha câmara para fotografar. Que pena, podia hoje estar exibindo ela mais exuberante!
*********** 
Houve um tempo muito chuvoso, 'ano de 2006', percebi que algo de estranho estava acontecendo. Ela emitia os novos brotos, em seguida ficavam pretos e apodreciam. Então cortei todas as raízes velhas que já estavam podres, lavei muito bem, coloquei novos substratos esterilizados. Fiz um cachepot novo e coloquei drenagem (30%) de carvão de eucalipto. Ela ficou muito tempo sem soltar nem uma raiz. A metade dos bulbos secaram, e os que restaram ficaram desidratados. Pensei em perde-la. Aí eu tive a ideia de colocar ela no 'isopor' para tratá-la. Peguei um vaso de cerâmica e vários pedaços de isopor. Coloquei água com enraizador, 'Biofert Raiz'; 5 gotas para um copo de água.  Coloquei só o suficiente para ficar só 2 copos de água abaixo do isopor. A planta não tinha o contato direto com a água. Na verdade os pedaços de isopor ficavam boiando. O segredo é: que a evaporação da água com o enraizador por alguns dias; é suficiente para enraizar. Coloquei em uma varanda bem fresca durante um mês. Para não esquentar a cerâmica, coloquei em baixo em toda a volta algumas lajotas. Escolhi um lugar bem fresco, mas, com muita luminosidade. De 10 em 10 dias eu troquei a água, coloquei mais 10 gotas de enraizador. Para minha surpresa, ela soltou novas raízes.   Então plantei no cachepot que tinha preparado para ela.
Essa planta nasceu de novo! Alguém me disse, põe no lixo essa não tem mais jeito!
Mais eu sou aquela pessoa que luto, não desisto. Por muito amor as minhas plantas não meço esforços nem finanças para salvá-las. Agora ela está assim, linda outra vez!
Boa sorte para quem deseja salvar suas plantas com esse método.
Comentários; orquideasevoce@gmail.com
 Quero homenagear todos 'Vocês Visitantes' do orquideasevoce.blogspot.com. Sejam 'Todos' hoje e sempre Bem-vindos!

 PENSAMENTO
 "O amor é luz da eterna aurora que ilumina a promessa da felicidade. Ame em silêncio e sirva com alegria... e você levará sempre um raio de esperança e um raio de luz que ilumina e aquecem os corações que vivem à procura da felicidade"
     (Frei Anselmo Fracasso)