CATTLEYA GUTTATA LINDL


Hoje estou publicando postagem dessa belíssima e perfumada orquídea 'Cattleya Guttata Lindl'.
As Cattleyas Guttatas são plantas robustas que seus pseudobulbos pode atingir até 1,30 m de altura.
Guttata- O nome vem de gutta, gota, malha pinta. Alusão às pintas em marrom, castanho e carmesim de suas flores.
Origem- Dispersa por toda Região Litorânea do Sudeste Brasileiro, vegetam em pedras ou mesmo em areia de restingas, desde o nível do mar até altitudes elevadas da Serra do Mar, em árvores mais altas e que permitam a entrada de maior luminosidade.
Hábito da planta- É planta de grande porte com pseudobulbos longos e cilíndricos de 70 a 1,30 cm, esverdeados e encimados por duas até três folhas coreáceas e elíptas com 15 a 30 cm de comprimento. Apesar de ocorrer em árvores de encostas, a Região Litorânea é seu habitat típico. Crescem até enraizadas na areia, em pedras e dunas, a pequenos arbustos e a outros tipos de vegetações de restinga, quase expostas ao sol e a ação do vento constante e forte nessas áreas.
Floração- Florescem a partir do mês de Março, estendendo-se até Maio nos Estados Sulinos Brasileiros. As flores de 8 cm de diâmetro (um pouco menores que as da Tigrina ou Leopoldii), de espatas simples e geralmente secas, em hastes de mais ou menos 20 cm de altura, sempre em cachos, de 3 até 15 flores. As que vegetam em dunas e restingas o numero de flores chegam até 20 ou mais. A duração das flores é de 10 dias. Elas possuem muitas substâncias e coloridos do amarelo-esverdeado até verde-amarronzado e com pintas (algumas sem) marrom-avermelhadas sobrepostas. Existem formas (colorações) albina, rósea, lilacina, verde-esbranquiçada, áurea, avermelhada, cobreada, chocolate, amarelada e alaranjada. O labelo é trilobado e mais estreito do que da Tigrina, com suas porções laterais branco-rosadas que cobrem a coluna, e sua área frontal é ápice rugosas com tonalidade rosa-escura.
Curiosidades- Muito usada na criação de híbridos de flores pintalgadas, conhecidos no meio orquidófilo como 'Sardentinas ou Pintadinhas'.
Fotos e texto; orquideasevoce.blogspot.com
Fonte informativa da planta; "Só Orquídeas", (Tem todos os direitos autorais).
Comentários; orquideasevoce@gmail.com
PENSAMENTO
  "O amor não tem pressa; é paciente e sabe esperar uma eternidade. A impaciência é inimiga do amor; a impaciência não pode conviver pacificamente com amor dentro do mesmo coração".
     (Frei Anselmo Fracasso)