DICAS PARA ORQUÍDEAS FLORESCEREM

O que mais encanta nesse Híbrido é a cor azul bem forte!
É difícil ver Orquídeas assim com esse azul!
Essa é a 1ª que eu já vi! FANTÁSTICA!!!
Cattleya Portia Coerulea
Hoje estou exibindo com muito orgulho essas fotos dessa "Cattleya Portia Coerulea ". Ela é bifoliar, e suas folhas são estreitas e compridas; um pouco diferentes das outras Cattleyas, (tipos comuns). ´   Já comprei ela adulta, bem saudável; mas só que ela nunca floresceu num período de quatro Outonos. Só agora nesse Outono de 2009 ela está desabrochando dois pseudobulbos de uma vez; com 9 lindas flores azuis'. Elas são bem grandes, em média de 15 cm, com perfume forte típico das Cattleyas.
**************
Se suas plantas estão sem vida, o ano todo estão paradas (como estivesse em período de repouso); Estão sendo adubadas corretamente e nunca floresceram depois de ser já adultas. Não estão doentes e não estão afetadas por pragas. Então elas estão precisando ser mudadas de ambientes.
Nenhuma espécie de Orquídeas vivem sem luz, e também um percentual de Sol. Tem algumas espécies com mais e outras com menos tolerância que apreciam o calor do Sol. Mas todas dependem do Sol para se desenvolverem, ficar bem saudáveis e florescerem. Todas as espécies de Cattleyas, Laelias, Brassavola e Oncidium, é recomendável sombreamento em 50%.
As Dendrobium, elas gostam de ficar expostas ao Sol (Sol de Primavera Outono e Inverno) quase todo o período da manhã das 9hs as 11hs; a tarde com sombreamento de 30%. No verão pode ser sombreamento o dia todo de 40%.
As Dendrochilum, Miltonia, Catasetum, Zygopetalum, Beallara, Schomburgkia, Gomesa; Sombreamento de 70%.
Eu tenho experiência de cultivo de quatro espécies; a Brassávola Perrini (Rabo de Rato); a Cattleya Portia Coerulea, a Potinara Crowfield 'Mendenhall' e a Brassolaeliocattleya Memoria Crispin Rosales. Elas passaram uns 6 anos bem saudáveis, mas não produziam flores.
Depois que fiz um remanejamento dentro do orquidário, levantando elas mais alto próximo da som-brite de 70%; elas pegaram vigor e logo soltaram novos pseudobulbos que agora floresceram. Estão lindas, muito saudáveis que dá gosto ver.
Só as Phalaenopsis que podem ficar em abrigo, mas tem que ter muita luminosidade, é recomendável que ficam em varandas ou próximas de janelas. As Phalaenopsis é uma espécie que não deve pegar chuva, se ficar encharcadas melam e apodrecem as raízes e folhas. Devem ser regadas bem levemente só uma vez na semana em dias quentes de verão, no inverno só borrifar de 15 em 15 dias.
Adubação: todas as espécies devem ser adubadas de acordo com as prescrições dos fabricantes dos produtos (Fertilizantes). Devem ser usados (borrifar) em folhas e raízes. Em alguns produtos, tem os foliar usados só nas folhas e brotos, e, tem os que são usados só nas raízes.
Também existem produtos que são usados duas vezes ao ano; como a torta de mamona. Esse eu nunca usei, mas, a maioria dos Orquidófilos usam em quase todas as espécies.
   
Para todos os 'Visitantes' do meu orquideasevoce.blogspot.com, quero  homenagear com esse 'PENSAMENTO':
   
 "Ponha o encanto do seu sorriso a serviço da beleza do amor. Aprofunde a via de amor e estará intensificando a alegria de viver".

 Comentários;  orquideasevoce@gmail.com