CATTLEYA SCHILLERIANA

Cattleya Schilleriana Imperial

Hoje quero falar sobre essa orquídea já extinta da natureza, que tem origem aqui no meu Estado do ES. É aqui bem perto de Vila Velha a minha Terra, no Município de Viana seu habitat natural. Toda a bacia do Rio Jucu, (Domingos Martins) de 400m a 800m de altitude.  Um santuário ecológico privilegiado como esse, não sei se existe outro igual. No passado era Mata Atlântica com clima de montanha, bem arejada com correntes de ar vindo do Oceano Atlântico, recebendo luz e calor.
Essa orquídea hoje só vê algumas quando tem exposições, mas trazidas por donos de orquidários que quer manter suas plantas originais para cruzamentos. Também é só essa época, depois, eu acho que eles recolhem para evitar perdê-las. Porque elas são como jóias preciosas. Só não sei se elas tem cofres fortes para evitar roubos, mas com certeza tem vigias e cães bravos para proteger essa rara espécie. Eu só sei que quando eu vou em algum orquidário, principalmente nas Regiões Serranas, eu nunca vejo. Quando tem algumas, são bem pequenas, ainda não são produzidas aqui, elas vem de Holambra SP. Eu comprei uma pequena que vai demorar anos para florescer; depois que comprei até arrependi. Dizem que aqui no nível do mar, elas não florescem; só acima de 400m de altitude. Depois de ter comprado, então eu perguntei a um colecionador; ele me disse que ela só floresce aqui no nível do mar, se for plantada em casca de peroba.
Vejam vocês que estão visitando o meu BLOG; para uma planta produzir flores tem que destruir outra que, como a Cattléya Schilleriana; a peroba também está em extinção.
Essas atitudes irracionais dos homens pela ganancia, é que degradam todas as espécies que antes eram nativas, hoje um amontoados em estufas, dando todos os tipos de pragas destruidoras. É, porque viver em estufas, para dar continuação a espécie, isso não é saudável para nenhum ser vivo; ainda mais a nossa orquídea que são as meninas dos olhos das orquídeas do Estado do Espírito Santo.
Aqui, em Jucu Viana, eu posso apostar que tem habitantes que nasceram aqui, que nunca ouviram falar dessa orquídea. Eu como Capixaba, conheço porque pesquiso à Internet. Lamentável!
Se você for Capixaba assim como eu, ou de outros Estados, faz também o seu protesto! Nos somos os defensores anônimos ecológicos! Devemos dar o nosso grito de indignação, para isso não acontecer mais, no nosso Estado e no nosso Pais.
Comentários; orquideasevoce@gmail.com
 
É meu dever lutar para preservar à NATUREZA E A VIDA.
A ganancia de pequenos grupos de pessoas destrói milhares de famílias; o orquideasevoce.blogspot.com quer deixar sua indignação!
 
Os fabricantes de bebidas enriquecem-se com a desgraça de muitas famílias. ´Há muitos que exploram o vício do álcool para se tornarem ricos, grandes e fortes. Tornam-se grandes e fortes com o sacrifício dos pequenos, ricos à custa da miséria dos pobres, e fortes pela exploração dos fracos. O comércio, não raro, explora exatamente os pontos mais fracos dos homens; os vícios, as paixões, os instintos.
 (Frei Anselmo Fracasso)