LC. IRENE FINNEY "YORK" AM/OS



Lc. Irene Finney "York" AM/OS
O labelo na foto parece rosa maravilha, mais ao vivo ele é mais vinho escuro. Esses olhos amarelos na parte superior sem listras; é herança da Cattleya Gigas.

Lc. Irene Finney "York" AM/OS
Hoje estou expondo estas fotos dessa minha ORQUÍEDA que eu tenho há muitos anos.    Eu comprei ela só com o nome na etiqueta, 'Híbrido de Cattleya'.
Foi bom, porque quem vendeu não sabia que ela é tão valiosa e rara.    Ela floresceu no final do Outono, esses dias, e, ainda está com as sete flores que soltou em dois pseudobulbos. Ela é exagerada na hora de florescer. E tem mais ela solta flores duas vezes ao ano, (é no Outono e no final da Primavera).
Ela estava plantada em um mine vaso de barro; e só tem três meses que eu plantei ela nesse cachepô de madeira. Ela nem sentiu a mudança.
É um híbrido de grande resistência. As flores são grandes, com um belo formato. O labelo é aveludado, herança da Laelia Purpurata e o interior dele é todo rajado de cor laranja e amarelo, herança da Cattleya Dowiana. Alem dessas duas, a Cattleya que faz parte da sua genealogia em maior proporção é a Cattleya Mossiae com 39,06%. Ainda temos as Cattleyas: Eldorado, Bicolor, Gaskelliana, Lueddemanniana, Mendelii, Gigas e Trianae. Da Laelia só mesmo a Purpurata. Este é um Cruzamento entre Lc. Bruno Alberts e a Cattleya J. A. Carbone e o híbrido foi registrado pelo Orquidário Hausermann's dos USA em 1964.
O clone "York" recebeu um AM de 84 pontos em 1999.
No Brasil não é fácil encontrar este híbrido a venda, a maioria dos grandes orquidários comerciais o tem na coleção para ser usado como matriz e não vende a público. Os filhos de Lc. Irene Finney são fáceis de encontrar, mas ela própria não, o que é uma pena, pois poucos filhos superaram a mãe em beleza. O que mais fascina nessa orquídea é o esbranquiçado no centro das pétalas, diminuindo em degrade em direção às bordas laterais. Essa espécie de "flameado" claro dá a impressão de que a flor está sendo iluminada por duas minúsculas lâmpadas, instaladas na base do labelo e apontando para a ponta das pétalas. Realmente a flor cintila aos olhos.
Texto e fotos: orquideasevoce. 08/ 06/ 2009; Vila Velha ES.
Fonte: (parte do texto) http//grupos.yahoo.com/group/orquideas.
 
Quero homenagear todos 'Vocês Visitantes do orquideeasevoce.blogspot.com Com esse PENSAMENTO 
  
  "Aprenda a ouvir e valorizar as opiniões alheias porque do intercâmbio de pensamentos surgem novas luzes, e você poderá ver as coisas e as realidades como são realmente e não como você imagina que sejam".
(Frei Anselmo Fracasso)