CATTLEYA GUTTATA


Hoje eu estou muito feliz porque estou apresentando esta ORQUÍDEA (foto) para todos vocês que estão visitando o meu SITE (Blog). Ela é uma Cattleya guttata tipo.
Origem: Brasil, é epífita; mas várias foram encontradas em florestas fechadas, vegetando em pedras (rupícolas). E também já houve casos, que elas estavam vegetando em terra, bem adubadas com folhas e cisco no chão de Mata Atlântica. Nesses habitats ela seria uma orquídea (epífita, rupícola e terrestre).
Condições ideais: sombreamento médio e temperaturas variando entre 10°C e 35°C.
Curiosidades: a Cattleya guttata é uma espécie com muitas variedades. Produz flores com cerca de 10 cm de diâmetro. Os pseudobulbos podem chegar a 1,2 m.
Essa robusta ORQUÍDEA, tem mais de 15 anos que está aqui nesta árvore (um gigantesco Flamboyant).
Eu não tinha árvores em meu quintal, então dei essa jóia preciosa para minha Vizinha que tem grande estima por essa raridade; que na natureza não existe mais.
Eu e mais três Amigas achamos ela na mata à beira do Mar em Irirí (Anchieta ES).
Ela estava toda enterrada embaixo de entulho que a maré trazia de uma escavação; (terraplanagem de uma imobiliária). Ela já estava quase sem folhas, porque o sobe e desce das marés, com muito cisco, ia roçando tudo.
Ela vegetava em uma pedra, e algumas de suas raízes estavam na terra. Ela era enorme, desse tamanho mesmo, mas quase sem folhas.
Nós, Eu e minhas Amigas dividimos naquela época em 4 clones. Hoje só sobrou essa aqui. Porque a Cattleya guttata Não gosta de vasos de barro.
Hoje estou feliz também porque salvei esta planta. É uma espécie em extinção, e aqui ela está saudável; todos os anos ela floresce no outono. Essa florescência do outono de 2009, são 15 hastes (pseudobulbos) floridas. Ela está com muitos pseudobulbos novos, que ainda poderão florescer nesse outono. Ela é grande atração, porque o seu perfume delicioso irradiam muitos metros ao seu redor.
O fato dela estar muito alta dificulta o foco da câmara, não aparece todas as hastes floridas.
Eu ainda não conheço outra planta dessa espécie, com a robustez igual; que encantam muitos admiradores dessas magnificas plantas!
Comentário;  orquideasevoce@gmail.com  
O orquideasevoce.blogspot.com presta homenagem todos os 'Visitantes' com esse PENSAMENTO.
  "Um coração que ama põe tudo que faz e tudo que possui a serviço do amor; alegra; dá e serve. Um coração que ama sabe dar valor a cada gesto, encanto a cada olhar, uma alegria para cada sorriso e um dom para cada vida". (Frei Anselmo Fracasso)