CATTLEYA VELUTINA

Essa ORQUÍDEA C. Velutina (sinonimo Alutacea) de cor castanho, muito perfumada, já está extinta na natureza tem muitos anos. Essa planta ainda é clone, é dos meus Amigos de Marechal Floriano ES.
No BRASIL, em todos esses Municípios das regiões Serranas do Estado do Espírito Santo; eram os habitats naturais dessa espécie. Eu fiquei sabendo que ela existia também em São Paulo, mas, não falaram qual as regiões.
Tenho muita vontade de ter essa espécie, mas eu tenho medo dela não florescer aqui onde moro que é no nível do mar. Ela gosta de clima de montanha, (intermediário de 10°c a 18°c).
Ela é epífita, mas se adapta bem em vaso de plástico com substrato de esfagno, carvão vegetal, 20% e casca de pinos 10%.
Luminosidade: 50% sombreamento.
Flor: Média (até 10 cm.).
Floração: Primavera.
Haste floral: Cacho (multi floral).
Duração da flor: Até 15 dias.
Cultivo: Média experiência.
Comentários; orquideasevoce@gmail.com   
 PENSAMENTO
  "Um jardim sem flores é como uma noite sem estrelas. Uma criança sem lar é uma flor sem raízes, e uma criança sem amor é um dia sem sol". 
  (Frei Anselmo Fracasso)