CATTLEYA LUEDDEMANNIANA SEMI ALBA

Cattleya Lueddemanniana Semi Alba

Hoje quero homenagear meus grandes amigos, que moram na cidade de Marechal Floriano ES. Todas as vezes que eu vou lá, tem sempre plantas lindíssimas com floração. A ultima vez fiquei encantada com tantas orquídeas floridas, que pedi para fotografar e exibi-las no meu BLOG.
A Cattleya Lueddemanniana, é chamada carinhosamente de 'Queridinhas' pelos coleccionadores e apreciadores de orquídeas.
Ela é maravilhosa; tem flores grandes, exuberantes, em tonalidades variadas e com um belo formato. São essas as características que contribuem para a Cattleya Lueddemanniana ser tão cobiçada.
Eu acho as pétalas delas parecidas com asas das garças quando pousam nas árvores!
Vejam só elas, reparem bem; 'em si já parecem aves brancas voando, plainando, carregadas pelas correntes!'    Nativa da região norte da Venezuela, que fica próxima ao litoral, vegeta em dois tipos de habitats. O primeiro está localizado em florestas semi-xerófitas, decíduas e semidecíduas de terras baixas do Caribe, margeando as encostas das serras da Cordilheira de la Costa. Nesse ambiente, é encontrada na parte mais ao norte, em uma faixa limitada que começa de 50 a 100 m acima do nível do mar e pode atingir até 500 m, onde existe maior índice de umidade, mesmo na estação seca.
No oeste da Cordilheira, a espécie está presente em altitudes mais elevadas entre 400 e 700 m. em florestas xerófitas abertas, semixerófitas e decíduas criadas pela sombra do relevo da cadeia dos Andes, em que há predominância de arbustos, espinhos e cactos. Existem duas populações distintas de Cattleya Lueddemanniana, constituindo diferentes biótipos: costeiro e lerense (da região do distrito de Lara). O primeiro forma grandes colônias em árvores de pequeno e médio portes e possui flores com 16 a 18 cm de diâmetro e de coloração suave. Todas as albas , semi-albas e coeruleas provêm desta área. Já o biótipo larense também compõe grandes colônias em árvores de pequeno e médio portes, mas suas flores variam de 11 a 16 cm e têm um colorido mais intenso.
Cultivo no Brasil: a sua época de floração (desabrochar) com mais intensidade é entre Agosto e Outubro. Existe profissionais no ramo, que, assegura que ela pode florir espontâneamente em outros períodos e, aliás, uma mesma planta pode lançar flores mais de uma vez no ano caso vegete sob um regime de forte adubação. Essa orquídea na Venezuela é conhecida como Flor de Maio e Especiosa.
Atenção; essa orquídea da foto não é híbrida, é clone de plantas nativas, trazidas dos seus habitats naturais (Venezuela).
Foto: orquideasevoce.blogspot.com
Fonte informativa da planta: Revista "Como Cultivar ORQUIDEAS"
Comentários; orquideasevoce@gmail.com   
Termino essa postagem com uma homenagem à Escritora Helen Keller, que escreveu:
  "Sendo mortal, o homem é apenas uma gotinha perdida no oceano do tempo".