CATTLEYA AMETHYSTOGLOSSA

Cattleya Amethystoglossa Tipo

  Essa eu conheço tem pouco tempo, ao vivo é a primeira. Já tinha visto de outras cores, mas essa é raríssima. Na natureza já esta muitos anos em extinção. Hoje se tiver algumas com colecionadores, pode ter certeza que são híbridas. Mas existe hoje Orquidófilos que ainda tem, mas pagou preços de ouro por elas.
É lamentável que, um Estado tão grande como a Bahia, onde esta espécie tem origem; porque em todo o Estado foi no passado em suas florestas, o seu habitat natural. Estas jóias raras que foram arrancadas da natureza, logo depois do descobrimento do Brasil; e continuou no decorrer de séculos.
Se a Bahia tivesse hoje esse patrimônio ecológico. Tivesse hoje essas jóias raras; podiam se orgulhar mais do que seu petróleo. Podiam dizer para os defensores ambientais; nos preservamos o que é nosso! Seus Governantes podiam dizer para o Mundo; nos somos um Estado que tem riqueza no subsolo e sobre as Árvores!
O seu povo podia dizer para seus Filhos e Netos; essas são vossas heranças, que eu como um Baiano consciente do meu dever, preservei-as e entrego-as nas vossas responsabilidades; tomam conta! Podia dizer para si mesmo, eu tenho orgulho dessa herança que recebi dos meus pais e do meu Estado!
Hoje na Bahia se alguém entrevistar o povo Baiano e falar sobre essa orquídea e contar tudo sobre ela, poderão ter certeza que todos vão ficar surpresos. Todos vão lamentar, ficar estarrecidos; por ter perdido uns dos maiores patrimônios ecológicos da humanidade. Por não ter conhecido aquela riqueza que era deles, mas, hoje só tem a Internet para mostrar. Lamentável!
Eu tenho uma admiração muito grande pelo povo Baiano; da Bahia só tenho boas recordações. Tenho até filmes que fiz dessa linda Terra Magica "Belíssima"
Engraçado que uma vez perguntei a um Baiano brincalhão, se ele conhecia a Cattleya Amethystoglossa, ele respondeu;  oxente bichinho, que bicho é esse?
Um grande abraço do orquideasevoce.blogspot.com para todos os Baianos!
PENSAMENTO para homenagear Todos "Vocês Visitantes' do orquideasevoce.blogspot.com  Sejam Todos hoje e sempre Bem-vindos!
  " Carrego na alma todas as alegrias das crianças felizes, e suporto no coração todas as dores das crianças que choram e sofrem , vítimas do egoísmo dos adultos".
  (Frei Anselmo Fracasso)