VISTA DA CIDADE DE VITORIA (REGIÃO LESTE)

Dia 08/09/2008, a cidade de Vitória comemora seus 457 anos de fundação. Eu quero prestar minha homenagem, essa belíssima metrópole, berço de muitos Capixabas ilustres de nomes internacionalmente conhecidos. Muitos deles já estão vivendo em outros Países. Se fosse eu não deixava Vitoria por muito tempo. Viver em Vitória é também ter ótima qualidade de vida; uma cidade com muitos jardins, ainda com vegetação nativa da mata atlântica como: o Morro da Fonte Grande, Morro do Fradinho, grande área de vegetação próxima ao Aeroporto. Tem o Parque da Pedra da cebola, o Parque Botânico da Vale (Porto do Tubarão). Tem muitas praças belíssimas com muito verde como: a Praça dos Namorados, Praça dos Desejos, Praça dos Eucaliptos em Maruipe; Campos da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). No centro existem praças e parques com muitas árvores e jardins como: Praça Getúlio Vargas, Praça Oito, Praça Costa Pereira, Praça Pio XII, Parque Moscoso; Praça do Palácio Anchieta (Cidade Alta), Praça da Rodoviária. Existe inúmeras outras que completam e faz de Vitória uma cidade que se orgulha dos nomes; (Cidade Sol, Cidade Presépio, Ilha do Mel, Ilha Nossa Senhora da Vitória). Muitos dizem que essa Ilha é magica e afrodisíaca!!!
Falando das belezas naturais de Vitória, quero destacar também que se trata de uma grande Ilha; banhada por uma Baía extensa. Com tráfego intenso de navios cargueiros; com três grandes portos; Porto de Vitória, Tubarão, (Capuaba Vila Velha). (A Codesa a é Empresa que administra os Portos). Vitória também esta em primeiro lugar no Brasil em esportes aquáticos. E esta liderando também, como município que mais pessoas praticam esportes de todas as modalidades. Aqui a população se mexe, quase todos os bairros da Capital tem um grupo da terceira idade (melhor idade) em plena atividade física. Estão vivendo mais, dançando muitos forros, todos fins de semanas passeando. Isso que é viver, e viver bem, isso que é qualidade de vida!!! Os idosos tem mais disposições do que a juventude. Uma vez ao ano, milhares de pessoas Caminham da Catedral Metropolitana de Vitoria, jornada de dois dias a pé, até a cidade de Anchieta cidade litorânea no sul do Estado do ES. Essa jornada é conhecida como Os Passos de Anchieta. Dela participa pessoas de todo o Brasil, e algumas do Exterior.
Vitoria é uma cidade muito limpa; as milhares de toneladas de lixo recolhidas todos os dias, são recicladas e tratadas em uma grande usina da prefeitura. Empregando centenas de pessoas. As obras das encostas dos morros, contenção nas áreas de riscos todas foram vistoriadas e protegidas com engenharia moderna, e também reflorestadas para evitar erosão (deslizamento).
Falando da cultura dos Capixabas em Vitoria, posso dizer que é dos mais humildes que ela é riquíssima. Posso citar as paneleiras, que vem de muitas gerações fabricando panelas artesanais de excelente qualidade; com argila apropriada extraída do Bairro de Goiabeiras. As famosas panelas de barro são usadas para assar a famosa torta capixaba, que já é uma tradição, e é conhecida em todo o Brasil e ate no Exterior. Tem também as bandas de Congo, típicas dos Afro Descendentes. Não podia esquecer das mulheres desfiadeiras de crustáceos da Ilha das Caieiras, sem elas a torta capixaba não teria graça.
Viva Vitória!!!
Homenagem;  orquideasevoce@gmail.com orquídeasevoce.blogspot.com para todos 'Vocês Visitantes!
 
  "A falta de amor mata muito mais que as próprias guerras e a fome. Não há fome mais terrível do que a ânsia de amor; não há sede mais ardente que a sede de amor"
 ( Frei Anselmo Fracasso)