DICAS PARA CULTIVO DE CACTOS

 Cactos; São plantas das regiões áridas, assim como é o solo do Sertão Nordestino Brasileiro.
O normal do Sertão é chover pouco uma boa parte do ano. As primeiras chuvas chegam em Março, no Outono. É a estação do ano que os cactos florescem.
Não conheço, mas vejo muitas reportagens sobre os cactos. Em época de seca falta alimento e água para os rebanhos. É o mandacaru que é a tábua de salvação para os Nordestinos; uma fonte nutritiva para salvar os rebanhos.
Cultivo; para ter em casa deve manter sempre em ambiente arejado, sol moderado, muita luminosidade. O ideal seria em para-peito de varandas ou soleiras de janelas.
Não deve expor à chuvas, porque são sensíveis a umidade; por ser muitos suculentos apodrecem. Deve colocar água (borrifar) só uma vez na semana em dias quentes de Verão, e só em volta das bordas do vaso. Nunca em cima da planta. Em época chuvosa e na estação do Inverno é melhor não molhar e resguardá-los das chuvas.
Plantio e substratos; no fundo do vaso, deve colocar drenagem com britas (0) 20%, 30% de terra vegetal acrescentando junto 10% de areia grossa. Depois da planta apoiada as raízes nessa camada, colocar sobre as raízes só areia grossa, (esterilizada).
Pragas; as pragas que atacam os cactos são as cochonilhas e os pulgões; se aparecerem, devem ser combatidos com um bom produto; seguindo corretamente as instruções do fabricante.
Limpar a poeira; os cactos empoeirados não devem ser lavados, encharcando os substratos é mais provável que irão apodrecerem. Eu quando tinha aqui, eu retirava a poeira com um mine aspirador de pó que comprei exclusivamente para limpá-los. Aspirava a poeira sem agredir os espinhos (3 cm de distância da planta).
Um grande abraço para todos os 'Vocês Visitantes'! Sejam todos hoje e sempre bem-vindos!
Comentários; orquideasevoce@gmail.com 
  "Seu sorriso, sincero e amável, poderá enxugar uma lágrima que rola e consolar um coração que sofre sozinho, na solidão, sem amor".
    (Frei Anselmo Fracasso)