CATTLEYA LEOPOLDII (TIGRINA)

Cattleya Leopoldii (Tigrina) 

Cattleya Leopoldii também conhecida como Cattleya Tigrina. Recebeu esse nome em homenagem ao rei Leopoldo da Bélgica em 1854, o qual era um apaixonado admirador de orquídeas.
No Brasil a Cattleya Leopoldii é encontrada no litoral, desde o Rio Grande do Sul (com maior concentração em Santa Catarina) até o sul da Bahia. Há quem afirme tê-las visto vegetando tanto em restingas quanto em árvores nas matas próximas do litoral. Planta com pseudobulbos de até 1 metro que produzem hastes portando de uma até 30 flores. São plantas bifoliadas, às vezes apresentam 3 folhas no mesmo broto, com 15 a 20 cm de comprimento e largas.
A Cattléya Tigrina costuma soltar o broto novo na primavera e logo no inicio do verão após o broto ter crescido, coincidindo geralmente com o Natal, principalmente aqui no sul, vir a florir. Sua haste floral apresenta uma penca de flores geralmente na cor marrom chocolate, e menos freqüente nas cores caramelo, amarelo, cobre, verde, vinho e pintalgadas em marrom-terra podendo serem lisas, sem pintas.
Em razão da época de sua floração, no final da primavera e inicio do verão, é chamada “Cattleya do Natal” e suas flores, cerosas e intensamente perfumadas, duram cerca de 10 dias e abrilhantam a festa de Natal.
Cultivo – a Cattleya Leopoldii, se adapta muito bem ao clima de Santiago, resistindo bravamente aos gélidos meses do inverno, período em que esta em dormência. Planta que necessita de muita luminosidade para florir, substrato bem drenado e boa adubação. Considerada de fácil cultivo.
Ainda em meados de dezembro e inicio de janeiro temos a floração de algumas orquídeas hibridas, que assim como a Cattléya Leopoldii, apresentam muitas pintinhas e são de rara beleza:
Fotos; orquideasevoce.blogspot.com
Fonte informativa da planta; ACOBS DE SANTIAGO (Tem todos os direitos autorais)
Cattleya Leopoldii (Tigrina)

Cattleya Leopoldii (Tigrina)
Cattleya Leopoldii x Cattleya Warneri
Cattleya Leopoldii x Cattleya Warneri
Esse Híbrido Cattleya Leopoldii x Cattleya Warneri, acho encantador, fantástico!
Tem um delicioso perfume; irradiam muitos metros ao seu redor! É o mesmo da planta nativa; Cattleya Leopolddi (Tigrina).  
Observando só às fotos, não há muita diferença da nativa Cattleya Leopoldii. Com o cruzamento da Cattleya  Warneri a robustez da planta; pseudobulbo, folhas, haste floral, nada  muda.
As flores são bem maiores; pétalas e sépalas mais claras com poucas pintas marrom-terra. O número de flores variam de 5 a 8, com tamanho de 8 a 10 cm. O que mais destaca é o labelo bem maior, mais vistoso, predominando sempre a cor rubra.
Comentários; orquideasevoce@gmail.com 
 
Nunca devo esquecer que 'Vocês Visitantes'; são a razão de eu publicar cada uma das postagens do meu orquideasevoce.blogspot.com.
Todos 'Vocês' são anônimos, mas, moram em meu coração! Sejam 'Todos' hoje e sempre Bem-vindos!
 PENSAMENTO
  "Escreva hinos de amor e de bondade nesse mundo cheio de ódio e de maldade. Com um pincel na mão você pode transferir para a tela as cores vivas da natureza; transfira para o coração do próximo as belezas de uma vida cheia de amor".
  (Frei Anselmo Fracasso)